skip to Main Content

O que é diabetes tipo 2

E qual a diferença dos diabetes tipo 1 e 2?

No diabetes tipo 1, existe deficiência grave de insulina causada pela destruição das células beta, relacionadas à autoimunidade, já no diabetes tipo 2, o pâncreas diminui a produção e/ou a capacidade de ação da insulina.

O diabetes tipo 2 pode ocorrer em qualquer idade, mas é geralmente diagnosticado após os 40 anos e, infelizmente, a cada dia cresce o número de adolescente e jovens com esse tipo de diabetes, principalmente em função do sobrepeso e estilo de vida.

O que causa o diabetes tipo 2?

Entre os principais fatores de risco para este tipo de diabetes estão: obesidade e sedentarismo, familiar próximo com diabetes, mulheres que deram à luz a bebês com mais de quatro quilos, hipertensão arterial, colesterol elevado ou alterações na taxa de triglicérides. A síndrome dos ovários policísticos, histórico de doença vascular e apneia do sono também podem estar na origem do diabetes tipo 2.

Fique atento!  O diabetes de tipo 2 é responsável por cerca de 90% dos casos de diabetes no mundo, por isso realize seus exames de rotina dentro dos períodos sugeridos por seu médico, e leve uma vida saudável.

Fui diagnosticado com diabetes tipo 2, e agora?

Lembre-se de que você pode conviver bem com o diabetes e obter bem-estar físico e mental seguindo as orientações de seu médico, levando um estilo de vida mais saudável com atividades físicas e alimentação adequada. E se você foi diagnosticado recentemente, saiba que você não está sozinho. Conte com todo o suporte da ADJ, que oferece serviços gratuitos como apoio jurídico, nutricional, psicológico, testes de glicemia, podologia, receitas saborosas para manter o diabetes sob controle e muito mais.

Back To Top Pular para o conteúdo