skip to Main Content

O que é diabetes MODY?

O diabetes MODY, é um tipo de diabetes onde a produção ou a eficiência da insulina no corpo é prejudicada em função de mutações genéticas, que são transmitidas de pais para os filhos. Se apenas um dos pais possuir essa mutação, há 50% de chances de o filho apresentar essa mutação ao nascer e 95% de desenvolver diabetes.

O que significa MODY?

O termo MODY vem da sigla em inglês Maturity Onset Diabetes of the Young – ou, que em tradução livre, significa um diabetes juvenil que tem início tardio.

Existe tratamento para diabetes tipo MODY

As pessoas que desenvolvem o diabetes tipo MODY apresentam normalmente o seguinte perfil: foram diagnosticados com menos de 25 anos de idade, um dos pais tem diabetes, há casos de diabetes na família há pelo menos duas gerações e não precisam necessariamente fazer uso de insulina. O sintoma mais característico é a hiperglicemia. O tratamento depende do tipo de alteração genética, em geral são facilmente tratados com dieta e medicação oral quando necessário.  Para confirmar o diagnóstico, é necessário fazer exames específicos, a pedido do médico.

Fui diagnosticado com diabetes MODY, e agora?

Lembre-se de que você pode conviver bem com o diabetes e obter bem-estar físico e mental seguindo as orientações de seu médico, levando um estilo de vida mais saudável com alimentação adequada. E se você foi diagnosticado recentemente, saiba que você não está sozinho. Conte com todo o suporte da ADJ, que oferece serviços gratuitos como apoio jurídico, nutricional, psicológico, testes de glicemia, podologia, receitas saborosas para manter o diabetes sob controle e muito mais.

Back To Top Pular para o conteúdo