Skip to content

Como saber se estou com diabetes?

Diagnosticar, é o primeiro passo!

Muitas pessoas se perguntam: “quanto de glicose é considerado diabetes”?

Enquanto os primeiros sintomas do diabetes tipo 1 costumam surgir de forma repentina e com maior intensidade, os sinais do diabetes tipo 2 são mais difíceis de serem percebidos.

Por isso, fique atento: quanto mais cedo você diagnosticar o diabetes, mais chances vai ter de controlar a sua evolução. E as suas complicações.

Saiba quais os exames que podem confirmar o diagnóstico e qual o nível de glicose que comprova estar ou não com diabetes.

GLICEMIA DE JEJUM

Esse exame tem por objetivo medir os níveis de glicose, principal tipo de açúcar presente no sangue, após jejum de oito horas.

Importante: A Sociedade Brasileira de Diabetes, em suas diretrizes 2015-2016, estabeleceu os seguintes parâmetros para diagnosticar o diabetes:

  • Abaixo de 100 miligramas por decilitro (mg/dL): você não tem diabetes.
  • Entre 100 mg/dL e 125 mg/dL: você está na faixa de risco, também conhecida como pré-diabetes.
  • Igual ou superior a 126 mg/dL: você tem diabetes.

GLICEMIA PÓS-PRANDIAL

É a dosagem da glicemia duas horas após as refeições. Nas pessoas com diabetes, os níveis de açúcar sobem rapidamente depois de uma refeição, daí a importância de ficar sempre atento aos níveis de glicemia. O valor esperado para pessoas sem diagnóstico de diabetes deve ser menor que 140mg/dl 

Valores de Glicemia Esperados 

Quem não tem diabetesQuem tem Diabetes
Jejum: 70 a 99mg/dlJejum: até 130 mg/dl
Duas horas após refeição: menor que 140mg/dlDuas horas após refeição: menor que 180 mg/dl

HEMOGLOBINA GLICADA OU A1C

Esse exame tem por objetivo medir a quantidade de hemoglobina que reagiu com a glicose presente no sangue, conhecida como hemoglobina glicada ou A1C. É possível avaliar o tempo em que o corpo esteve exposto a altos níveis de açúcar no sangue e permite que o seu médico prescreva a melhor conduta para o seu caso.

De acordo com a Sociedade Brasileira do Diabetes, a presença de hemoglobina glicada maior ou igual a 6,5% confirma o diagnóstico de diabetes.

TESTE ORAL DE TOLERÂNCIA À GLICOSE

Também conhecido como curva glicêmica, esse teste mede a capacidade do organismo de processar a glicose duas horas depois de ingerir 75 g de açúcar.

Esse teste é geralmente solicitado na suspeita de pré-diabetes ou até mesmo para confirmar o diagnóstico de diabetes tipo 2.

Importante: Esses exames devem ser realizados apenas por profissionais e a pedido do seu médico, que fará a análise dos resultados obtidos.

Fui diagnosticado com diabetes, e agora?

Você pode conviver bem com o diabetes e viver com ótimo bem-estar físico e mental seguindo as orientações de seu médico. E se você foi diagnosticado e está se sentindo desamparado, saiba que você não está sozinho. Conte com todo o suporte da ADJ, que oferece apoio jurídico, nutricional, psicológico, testes de glicemia, podologia, receitas para comer com prazer e manter o diabetes sob controle e muito mais. Visite nossa seção de serviços gratuitos e saiba mais.

Back To Top Pular para o conteúdo