skip to Main Content

Nossa história

Fundada em 10 de março de 1980, a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas sob número 32.791/80 (livro A). Os conselhos de administração, fiscal, consultivo e a diretoria são compostos por voluntários.

Criada por um grupo de pais de crianças e adolescentes com diabetes, que entenderam a importância da educação em diabetes como caminho para dar mais qualidade de vida aos seus filhos, a ADJ concentrou suas atividades, desde as suas origens, na conscientização e educação de pessoas com diabetes e seus familiares, bem como na capacitação de profissionais de saúde e na mobilização da população em geral.

Em 1982, a ADJ estabeleceu sua primeira sede na rua da Consolação, em um conjunto alugado pelos seus fundadores. Inicialmente, as mães voluntárias revezavam-se no atendimento às pessoas que buscavam informações sobre o diabetes ou apoio quando seus filhos e familiares recebiam o diagnóstico do diabetes.

Diante da necessidade de criar uma equipe especializada para dar suporte às famílias e às pessoas com dificuldades de adaptação e aceitação da doença, organizou-se um plantão especial com psicólogas e, mais tarde, uma assistente social para fazer o encaminhamento de pessoas, que não tinham condições de pagar uma consulta, para os hospitais.

A ADJ, integrada ao esforço mundial de atenção ao diabetes, contou durante muitos anos com o apoio da Juvenille Diabetes Foundation, uma das organizações que mais investem em pesquisa sobre o diabetes do mundo.

Desde outubro de 2010, a Associação de Diabetes Juvenil – ADJ adotou o nome fantasia ADJ Diabetes Brasil, formalizando uma atuação mais ampla na liderança ou participação de iniciativas na área do diabetes em geral, no Brasil e em nível internacional.

Desde 1999, a ADJ é membro da International Diabetes Federation (IDF).

ADJ DIABETES BRASIL – VÍDEO INSTITUCIONAL

Missão: Acolher, defender direitos sociais, garantir a informação e educação a pessoas com diabetes, familiares, priorizando aqueles em vulnerabilidade social, comunidade e profissionais, prevenindo complicações e favorecendo qualidade de vida.

Visão: Ser Referência em diabetes no Brasil, promovendo pesquisa, estudos e educação continuada.

Valores: Reconhecer a pessoa com diabetes como sujeito autônomo e capaz, ética, integridade, solidariedade, responsabilidade, excelência, parceria, empatia e justiça.

Back To Top Pular para o conteúdo