skip to Main Content

Quais os sintomas do diabetes?

Tanto os sintomas de diabetes tipo 1, como de todos os outros tipos de diabetes são semelhantes, que são consequência do excesso de glicose no sangue.

Esse acúmulo acontece porque o organismo não consegue enviar a glicose até as células, para que produzam a energia necessária para executar as suas funções.

Como saber se tenho diabetes?

Somente mediante consulta médica e realização de exames você pode obter essa resposta, mas a manifestação de alguns destes sintomas pode indicar que a glicose está alta.

Os principais sintomas do diabetes são:

  • Fome e sede excessivos;
  • Desejo frequente de urinar;
  • Sensação de cansaço na maior parte do tempo sem razão aparente;
  • Visão embaçada;
  • Perda excessiva de peso apesar da grande ingestão de alimentos.
  • Algumas pessoas podem apresentar dificuldade na cicatrização de feridas.

Nas crianças com diabetes tipo 1, além dos sintomas relacionados, elas também podem voltar a fazer xixi na cama no período da noite.

Caso você apresente alguns dos sintomas acima, procure o seu médico, e relate o que está sentindo.

Saiba como é feito o metabolismo do açúcar no organismo

O caminho do açúcar em nosso organismo

O sistema digestivo é responsável por processar os alimentos para que seus nutrientes possam ser absorvidos por nosso organismo.

O açúcar no sangue

O açúcar presente ou adicionado em nossa alimentação também passa por “essa usina” até se transformar na glicose que será usada pelas células. Quanto mais açúcar ingerimos, mais glicose vai “sobrar” no sangue e mais alta ficará nossa glicemia.

O papel do fígado

O fígado é outro órgão do sistema digestivo que desempenha uma função essencial no controle do açúcar no sangue. Ele armazena a glicose que não está sendo usada no momento e a libera à medida que o corpo necessita produzir energia (durante os exercícios, por exemplo).

Já o fígado das pessoas que têm diabetes é capaz de armazenar pequenas quantidades de glicose, uma vez que a maior parte continua a circular pelo sangue.

Qual a função do pâncreas?

O pâncreas é uma glândula do aparelho digestivo que desempenha um papel fundamental em várias funções do organismo. Além de produzir enzimas que ajudam a digerir os açúcares e as gorduras no intestino, o pâncreas produz hormônios essenciais no controle do açúcar no sangue.

As Ilhotas De Langerhans

Localizadas no pâncreas, essas estruturas possuem dois tipos de células que atuam no controle da glicemia: as células-alfa, que produzem o glucagon, e as células-beta, responsáveis pela produção da insulina.

Nas pessoas com diabetes tipo 1, as células-beta não conseguem produzir insulina. Nas pessoas com diabetes tipo 2, estas células também vão perdendo essa capacidade com o tempo.

Lembre-se de que você pode prevenir o açúcar alto no sangue levando um estilo de vida saudável com alimentação de qualidade. E se você foi diagnosticado com diabetes recentemente, saiba que você não está sozinho. Conte com todo o suporte da ADJ, que oferece serviços gratuitos como apoio jurídico, nutricional, psicológico, testes de glicemia, podologia, receitas saborosas para manter o diabetes sob controle e muito mais.

É possível fazer refeições deliciosas e continuar tendo prazer à mesa com as receitas certas. Confira agora mesmo nossas sugestões de pratos doces e salgados que podem estar presentes no seu cardápio.

Back To Top Pular para o conteúdo