skip to Main Content

Guia de Prática Clínica de Educação em Diabetes – IDF-SACA

Este é o Guia de Diretrizes de Prática Clínica de Educação em Diabetes, para a Região da América Central e do Sul, criado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF-SACA).

O guia é voltado para pessoas com diabetes tipo 1, tipo 2, gestacional e outros tipos de diabetes, pessoas com pré-diabetes e pessoas com pontuação Findrisc alta, com envolvimento do ambiente familiar (pois a população pediátrica depende significativamente do conhecimento adquirido por seus responsáveis legais, e há uma grande população de adultos que vivem dependentes de sua família) que frequentam o centro de saúde público ou privado. As orientações serão dadas geral para a abordagem educacional e, quando apropriado, serão especificados aspectos relativos a um determinado tipo de diabetes.

É orientado para o contexto de uma gestão multidisciplinar, tendo como usuários-chave aos profissionais de saúde que fazem parte das equipes atendimento interdisciplinar a pessoas com diabetes.

Saiba como é feito o metabolismo do açúcar no organismo

O caminho do açúcar em nosso organismo

O sistema digestivo é responsável por processar os alimentos para que seus nutrientes possam ser absorvidos por nosso organismo.

O açúcar no sangue

O açúcar presente ou adicionado em nossa alimentação também passa por “essa usina” até se transformar na glicose que será usada pelas células. Quanto mais açúcar ingerimos, mais glicose vai “sobrar” no sangue e mais alta ficará nossa glicemia.

O papel do fígado

O fígado é outro órgão do sistema digestivo que desempenha uma função essencial no controle do açúcar no sangue. Ele armazena a glicose que não está sendo usada no momento e a libera à medida que o corpo necessita produzir energia (durante os exercícios, por exemplo).

Já o fígado das pessoas que têm diabetes é capaz de armazenar pequenas quantidades de glicose, uma vez que a maior parte continua a circular pelo sangue.

Qual a função do pâncreas?

O pâncreas é uma glândula do aparelho digestivo que desempenha um papel fundamental em várias funções do organismo. Além de produzir enzimas que ajudam a digerir os açúcares e as gorduras no intestino, o pâncreas produz hormônios essenciais no controle do açúcar no sangue.

As Ilhotas De Langerhans

Localizadas no pâncreas, essas estruturas possuem dois tipos de células que atuam no controle da glicemia: as células-alfa, que produzem o glucagon, e as células-beta, responsáveis pela produção da insulina.

Nas pessoas com diabetes tipo 1, as células-beta não conseguem produzir insulina. Nas pessoas com diabetes tipo 2, estas células também vão perdendo essa capacidade com o tempo.

Lembre-se de que você pode prevenir o açúcar alto no sangue levando um estilo de vida saudável com alimentação de qualidade. E se você foi diagnosticado com diabetes recentemente, saiba que você não está sozinho. Conte com todo o suporte da ADJ, que oferece serviços gratuitos como apoio jurídico, nutricional, psicológico, testes de glicemia, podologia, receitas saborosas para manter o diabetes sob controle e muito mais.

É possível fazer refeições deliciosas e continuar tendo prazer à mesa com as receitas certas. Confira agora mesmo nossas sugestões de pratos doces e salgados que podem estar presentes no seu cardápio.

Back To Top Pular para o conteúdo