skip to Main Content

Saiba o que é diabetes gestacional

Na gestação a mulher apresenta variações hormonais importantes para o desenvolvimento do bebê que refletem diretamente no aumento da glicose, neste caso o pâncreas precisa produzir mais insulina para compensar a elevação dos níveis de açúcar.

Mas o que causa diabetes gestacional?

Em algumas mulheres o processo do pâncreas precisar produzir mais insulina para compensar a elevação dos níveis de açúcar, não ocorre de forma satisfatória e elas apresentam então, alterações na glicemia, desenvolvendo assim, o diabetes gestacional.

E quando é considerado diabetes gestacional?

O acompanhamento médico é essencial durante a gestação, pois caso sejam identificadas alterações na glicemia o médico irá recomendar o tratamento específico para cada situação, a fim de preservar a saúde da mulher e do bebê.

Bebê com diabetes gestacional nasce com quantas semanas?

O acompanhamento do seu médico durante toda a gestação é muito importante, pois quando o bebê é exposto a grandes quantidades de açúcar, há um risco maior de parto prematuro, e o bebê pode apresentar crescimento excessivo (macrossomia fetal), além de hipoglicemias neonatais, e ainda um maior risco de obesidade.

Fui diagnosticada com diabetes gestacional, e agora?

Mantenha-se calma e siga as orientações de seu médico. Na maioria dos casos, os índices de açúcar voltam aos valores ideais após o nascimento do bebê, mas é muito importante que fazer um acompanhamento das glicemias, pois existe um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.

Se você apresenta ou apresentou alguma das condições abaixo, como:

  • estava acima do peso antes de engravidar
  • costuma ganhar muito peso durante a gestação
  • já deu à luz a bebês com mais de 4 ou 5 quilos ou
  • apresentou diabetes em gravidez anterior

Fale com seu médico, pois é possível realizar a prevenção, desde as primeiras semanas de gravidez.

E conte com todo o suporte da ADJ, que oferece serviços gratuitos como apoio jurídico, nutricional, psicológico, testes de glicemia, podologia, receitas saborosas para manter o diabetes sob controle e muito mais, para pessoas de todas as idades e com todos os tipos de diabetes de todo o Brasil.

Back To Top Pular para o conteúdo