EQUILIBRIO E PRAZER À MESA

Com equilíbrio, criatividade e uma boa pitada de disciplina, você não precisa mudar a sua rotina nem abrir mão do convívio da família e dos amigos.

Em primeiro lugar, aprenda a conhecer o funcionamento do seu corpo e a definir a alimentação que melhor se adapta ao seu paladar e estilo de vida.

Equilibrio e Prazer à Mesa 476x260

CARDÁPIO INTELIGENTE

Bolinha-Laranja  Dê passe livre para os legumes e as verduras, pois ajudam a controlar o peso e a evitar o diabetes.

Bolinha-Laranja  Evite as frituras, dê preferência aos alimentos assados ou cozidos, sempre de olho na forma de prepará-los.

Bolinha-Laranja  Seja porta-bandeira da água fresca, mas não precisa abandonar os chás e sucos diluídos em água, sem açúcar ou com o adoçante de sua preferência.

Bolinha-Laranja  Tem hora certa para tudo, mas tente diminuir o tamanho das principais refeições. Para compensar, faça pequenos lanches saudáveis a cada três horas.

Bolinha-Laranja  Nada de pular refeições ou, pior, compensar na seguinte.

Importante vc saber_2     IMPORTANTE VOCÊ SABER

Não deixe de conferir nas embalagens de alimentos as quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras e sal.

“Light” não significa que um produto não contenha açúcar, mas que é indicado para quem precisa perder peso, pois tem poucas calorias.

Já um alimento “diet”, indica que o mesmo não possui algum tipo de nutriente, como o açúcar. Mas atenção, alguns alimentos podem conter altas doses de gordura, que farão você ganhar e peso e aumentar o risco de desenvolver doenças associadas ao diabetes.

390x250

CARBOIDRATOS

Cereais 376x260

Os carboidratos respondem por mais da metade das calorias ingeridas diariamente. Mas eles devem ser consumidos com moderação por quem tem diabetes, pois, quando processados por nosso organismo, transformam-se em açúcares e são os principais responsáveis pela elevação da glicemia em nosso sangue.

Pães, massas em geral, arroz branco, batata, mandioca, iogurtes, geleias são alguns dos alimentos que contêm mais carboidratos.

Lembre-seE lembre-se: Peça ajuda de uma nutricionista e tenha sempre uma tabela nas mãos, com ela você pode calcular a quantidade média de carboidratos de cada alimento e escolher os que mais combinam com o seu paladar.

FIBRAS

As fibras não permitem que o açúcar do sangue suba muito rápido em seu organismo e ainda ajudam a diminuir a sensação de fome e a controlar o colesterol ruim.

Onde estão as fibras:  pães integrais, feijão, arroz integral, cevada, aveia, frutas e vegetais frescos.

Lembre-seE lembre-se: Muito cuidado na hora de escolher as frutas, pois algumas contém maior quantidade de carboidratos simples, que se transformam rapidamente em açúcar no organismo.

PROTEÍNAS E GORDURAS

Ovos 376x260As proteínas e gorduras são fundamentais para garantir uma alimentação equilibrada.

Você deve incluir, no mínimo, 20% de proteínas em suas refeições, mas deve limitar em 30% a ingestão de gorduras, principalmente as de origem animal. E, sempre que possível, prefira o azeite de oliva, leite desnatado e as carnes magras.

ÁLCOOL

Quem tem diabetes precisa tomar ainda mais cuidado na hora de consumir álcool, principalmente se faz uso de alguma medicação para controlar a glicemia. Essa combinação pode levar a episódios de hipoglicemia (queda brusca nos níveis de açúcar no sangue) e causar um grande mal-estar.

DE OLHO NO SAL

Lembre-se que o sal contém grande quantidade de sódio, um grande vilão da pressão arterial elevada. E você, que tem diabetes, já sabe da importância de evitar a hipertensão e proteger os seus rins.

Olho no Sal QuinnDombrowski via VisualhuntMas não se engane, o sal está escondido em vários alimentos, principalmente industrializados, como embutidos e salgadinhos. Não deixe de conferir nas etiquetas as quantidades de sódio em cada um.

Em casa, que tal incrementar os pratos com temperos naturais como salsinha, cebolinha, orégano, alecrim, limão e outro de sua preferência? Já pensou em fazer uma mini horta em casa?

QUARTETO PERFEITO

350x313

Aprenda a fazer as melhores combinações de alimentos e dê asas à sua imaginação: carboidratos, proteína e gordura e fibras, bem equilibrados, podem render receitas de chef que vão surpreender toda a família.