skip to Main Content

Alimentação para quem tem diabetes

Quais os alimentos que ajudam a baixar o diabetes? O importante é unir equilíbrio e prazer à mesa!

Com equilíbrio, criatividade e uma boa pitada de disciplina, você não precisa mudar a sua rotina, e nem abrir mão do convívio e encontros sociais da família e dos amigos.

Em primeiro lugar, aprenda a conhecer o funcionamento do seu corpo e a definir a alimentação que melhor se adapta ao seu paladar e estilo de vida.

E qual é a melhor dieta para quem tem diabetes?

Começa com um cardápio inteligente, onde há passe livre para os legumes e as verduras, pois eles ajudam a controlar o peso. Procure evitar também as frituras, dando preferência aos alimentos assados ou cozidos, e mantenha-se sempre de olhos atentos ao modo de preparo

Seja porta-bandeira da água fresca, mas não precisa abandonar os chás e sucos diluídos em água, sem açúcar ou com o adoçante de sua preferência.

Tem hora certa para tudo, mas tente diminuir o tamanho das principais refeições. Para compensar, faça pequenos lanches saudáveis a cada três horas.

E lembre-se: Nada de pular refeições ou, pior, acabar por compensar a fome na refeição seguinte.

É importante estar atento!

Às informações sobre ingredientes e tabela nutricional das embalagens de alimentos, estando atento às quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras e sal. Fique atento aos produtos lights: um alimento é considerado “Light” quando tiver redução de pelo menos 25% de determinado componente ou de calorias, ou seja, ser light não significa que um produto não contenha açúcar.

Já um alimento “diet”, indica que o mesmo não possui algum ingrediente na composição, como açúcar, sal ou gordura.  Mas atenção, alguns alimentos podem conter altas quantidades de gordura, que farão você ganhar peso e aumentar o risco de desenvolver doenças associadas ao diabetes. Leia sempre o rótulo para verificar as quantidades dos alimentos.

Carboidratos

Os carboidratos correspondem à mais da metade das calorias ingeridas diariamente. Mas eles devem ser consumidos com moderação por quem tem diabetes, pois, quando processados por nosso organismo, transformam-se em açúcares e são os principais responsáveis pela elevação da glicemia em nosso sangue. Pães, massas em geral, arroz branco, batata, mandioca, iogurtes, geleias são alguns dos alimentos que contém mais carboidratos.

Lembre-se de que: pedir ajuda de uma nutricionista é muito útil, como também ter sempre à mão uma tabela nutricional, pois com ela você poderá calcular a quantidade média de carboidratos de cada alimento e escolher os que mais combinam com o seu paladar.

Fibras

As fibras são importantes, pois não permitem que o açúcar do sangue suba muito rápido em seu organismo e ainda ajudam a diminuir a sensação de fome e a controlar o colesterol ruim. Quer saber onde estão as fibras? Nos pães integrais, feijão, arroz integral, cevada, aveia, frutas e vegetais frescos.

Proteínas e gorduras

As proteínas e gorduras são fundamentais para garantir uma alimentação equilibrada. Você deve incluir, no mínimo, 20% de proteínas em suas refeições, mas deve limitar em 30% a ingestão de gorduras, principalmente as de origem animal. E, sempre que possível, prefira o azeite de oliva, leite desnatado e as carnes magras.

Álcool

Quem tem diabetes pode tomar cerveja, vinho ou destilados? Quem tem diabetes precisa tomar ainda mais cuidado na hora de consumir álcool, principalmente se faz uso de alguma medicação para controlar a glicemia. Isso se deve ao fato, de que essa combinação pode levar a episódios de hipoglicemia (queda brusca nos níveis de açúcar no sangue) e desse modo, causar um grande mal-estar.

Fique de olho no sal

Lembre-se que o sal contém grande quantidade de sódio, um grande vilão da pressão arterial elevada. E você, que tem diabetes, já sabe da importância de evitar a hipertensão e proteger os seus rins. Por isso, fique bem atento na quantidade de sal dos alimentos e refeições, pois, o sal está escondido em vários alimentos, principalmente industrializados, como embutidos e salgadinhos. Não deixe de conferir nos rótulos as quantidades de sódio em cada um.

Ao preparar refeições casa, que tal incrementar os pratos com temperos naturais como salsinha, cebolinha, orégano, alecrim, limão e outro de sua preferência?

Os temperos é que dão vida aos pratos e despertam o paladar, o que significa que quanto mais temperos variados, menos sal você precisa acrescentar no preparo das refeições.

Daí você pode até se animar e montar uma mini horta em casa! O aroma dos temperos frescos irá alegrar o seu lar e dar mais satisfação ao seu paladar.

Quarteto perfeito para ter mais equilíbrio nas preparações

Carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, quando unidos e bem equilibrados, podem render receitas de chef que vão surpreender toda a família. Aprenda a fazer as melhores combinações de alimentos e dê asas à sua imaginação

Confira nossas receitas e também crie as suas versões!

Back To Top Pular para o conteúdo