skip to Main Content

O que é hiperglicemia? E o que causa hipoglicemia?

A Hipoglicemia e a Hiperglicemia são duas condições opostas, mas que trazem grande desconforto para quem tem diabetes. Entenda o que acontece com o seu corpo em cada uma e aprenda a evitá-las.

O que é Glicemia?

Glicemia é a quantidade de glicose que circula em seu sangue em determinada hora do dia. Quando ela está alta, ou seja, quando temos mais açúcar no sangue do que o esperado para aquele momento, ela é chamada de hiperglicemia, e quando ela está abaixo do normal, estamos diante de uma hipoglicemia.

O que causa hiperglicemia?

A hiperglicemia ocorre em qualquer pessoa com diabetes, em maior ou menor intensidade, e pode estar ligada à efetividade do tratamento recebido. Valores de glicemia acima de 180 mg/dl são considerados hiperglicemia.

Hiperglicemia sintomas

Os sintomas variam em função do grau de hiperglicemia. Confira os principais: sede e apetite acima do normal, desejo frequente de urinar, cansaço, perda de peso, alterações na visão, entre outros. O tratamento da hiperglicemia consiste em beber água para prevenir e/ou tratar a desidratação. Na presença dos sintomas mencionados acima, não praticar atividade física e procurar um médico para rever o tratamento.

https://www.high-endrolex.com/18

O que pode causar hipoglicemia?

Já a hipoglicemia se manifesta sempre que cai o nível de açúcar e a disponibilidade de glicose para as células. Principais sintomas: fome, cansaço, mal-estar, suor frio, confusão, tremores, dificuldade para enxergar, taquicardia até a perda de consciência. Valores abaixo de 70mg/dl são considerados hipoglicemia.  Entre os principais fatores que levam a hipoglicemia estão: uso inadequado dos medicamentos, excesso de exercícios físicos, dieta pobre em carboidratos e consumo de bebidas alcoólicas.

Hipoglicemia o que fazer?

Para tratar a hipoglicemia você deve consumir 15g de açúcar de fácil absorção. Pode-se utilizar 1 copo de água com 1 colher de sopa de açúcar, ou 1 copo de refrigerante na versão tradicional com açúcar, ou um copo de suco de frutas concentrado, ou 1 sachê de glicose, ou 1 colher de sopa de mel. Aguardar 15 minutos, se não houver alteração nos valores de glicemia, repetir o processo.

É importante saber!

Quem tem diabetes deve respeitar sempre os horários das refeições, definir os exercícios físicos mais adequados com seu médico e tomar corretamente seus medicamentos.

E atenção, pois a hipoglicemia pode ocorrer durante a noite, sem que se perceba, por isso faça um lanche leve antes de dormir e evite praticar exercícios à noite.

Não deixe de comentar com o seu médico se alguma das situações acima persistir, apesar dos cuidados que você tomou.

O Glucagon

O que é glucagon?

É um hormônio produzido pelas células alfa do pâncreas, em que seu efeito é contrário ao da insulina, ou seja, o glucagon aumenta o açúcar no sangue.

Quando usar o glucagon?

É usado nos casos de hipoglicemia grave, onde a pessoa não consiga ingerir o açúcar, nos casos de convulsão, desmaio e coma, o uso do glucagon é indicado. Converse com o seu médico. No Brasil o único glucagon comercializado é o Glucagen® fabricado pelo laboratório Novo Nordisk. Na embalagem há um passo a passo para o preparo e aplicação, a pessoa pode utilizar o mesmo local que aplica a insulina.

Passo a passo de como aplicar o glucagon:

  1. Retire a tampa plástica do frasco e a proteção da agulha da seringa. Coloque o líquido da seringa no frasco ampola que contém o pó;
  2. Faça movimentos suaves para misturar a solução, mantendo a seringa introduzida na ampola.
  3. Puxe a solução (mistura) de volta para a seringa
  4. Aplique a dose recomendada pelo seu médico em um dos locais onde se aplica a insulina.

A pessoa pode apresentar alguns efeitos colaterais como náuseas e vômitos. Converse com seu médico para ter as informações necessárias.

IMPORTANTE: Os familiares, cuidadores e amigos deverão estar cientes do momento certo para utilizar o glucagon, bem como devem saber utilizá-lo corretamente.

No caso de hipoglicemia grave com perda de consciência, a equipe médica deverá ser contatada imediatamente.

É recomendado ter um kit de glucagon em casa, principalmente se você já teve episódios de hipoglicemia grave.

O glucagon deve ser armazenado em geladeira em temperatura de 2 a 8ºC na embalagem original. Lembre-se de manter a temperatura certa ao transportá-lo quando for sair e precisar levar o glucagon.  Fique atento a data de validade, não aplique o medicamento vencido.

Back To Top Pular para o conteúdo