skip to Main Content

A ADJ Diabetes Brasil é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo oferecer suporte e informação aos pacientes e familiares que convivem com diabetes. Mas além disso, a ADJ se preocupa em qualificar os profissionais da saúde que lidam com a doença, oferecendo diversos serviços que tem como foco o treinamento e a capacitação de profissionais de saúde em educação em diabetes. Todos os cursos e treinamentos elaborados com o intuito de aprimorar o atendimento e o cuidado aos pacientes.

Oficina Latino Americana sobre Educação em Saúde para o Diabetes

A 1ª Oficina Latino Americana sobre Educação em Saúde para o Diabetes aconteceu no Distrito Federal (DF), em 2007, organizada pela ADJ, com o apoio do Ministério da Saúde, reuniu educadores de todo o Brasil e da América Latina com o objetivo discutir estratégias para a implantação de Programas Educativos em Diabetes previstos na Lei Federal 11.347.

Este encontro selou uma parceria inédita entre a ADJ (associação de pacientes e familiares) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (sociedade científica), com o apoio da Federação Internacional de Diabetes – IDF-SACA (regional latino americana), à qual ambas são filiadas, dando origem a um programa de educação em diabetes para profissionais de saúde, reconhecido em todo o País por sua abrangência e qualidade: o  Projeto EDUCANDO EDUCADORES – 1ª Edição do Curso de Qualificação de Profissionais de Saúde em Educação em Diabetes – construído por profissionais das três entidades acima e lançado em julho de 2008.

As primeiras edições ocorreram com a presença de representantes das 3 Instituições e foram adaptados conforme avaliações da equipe com relação à adequação e envolvimento de profissionais das diferentes regiões e estados brasileiros, e alunos provenientes dos diversos estados e países da América Latina.

Curso de Qualificação de profissionais de Saúde em Educação em DM

O Projeto EDUCANDO EDUCADORES realizou, até 2022, quarenta e uma edições, desenvolvendo ações integradas com foco em equipes de saúde das redes pública e privada. Nesse período, foram capacitados 1.959 profissionais de saúde, de 26 estados do Brasil e também da América Latina.

A equipe responsável pela execução do Curso, formada por profissionais ADJ e SBD, recebeu acompanhamento e treinamento de educadores da IDF- SACA, que supervisionaram a adaptação do curso no Brasil e acompanharam a execução das atividades nas quatro primeiras edições.

Os primeiros anos do Curso de Qualificação teve apoio de empresas com recursos financeiros, espaços para a realização da programação, mudanças passaram a ocorrer com a necessidade de continuidade de maior número de edições previstas, a partir de solicitações de vários estados brasileiros. As inscrições que inicialmente eram gratuitas passaram a ter taxa de inscrição e cada vez mais alunos buscam até hoje o Curso como principal atividade do Projeto EE.

Atualmente, o curso conta com uma equipe multiprofissional de trinta docentes da ADJ e SBD, todos certificados pela IDF-SACA, muitos deles formados no próprio programa.

O curso tem duração de 40 horas e os participantes recebem certificado emitido pela ADJ – SBD – IDF/SACA

Programação Básica do Curso de Qualificação

  • Casos clínicos (DM1, DM2 e Diabetes Gestacional)
  • Educação em diabetes, processos de ensino e aprendizagem
  • Elaboração e implantação de projeto educativo em diabetes
  • Educação social e direitos das pessoas com diabetes
  • Aspectos emocionais e comportamentais
  • Oficinas práticas

Mais informações: [email protected]

EE in Company – sob medida para empresas da área de DM

A partir de busca espontânea por Empresas e/ou Instituições, cursos de 20 horas, no geral são organizados sob medida das necessidades solicitadas à equipe da ADJ, mas funcionam no mesmo formato, linha educativa e dinâmica de aprendizado experenciada e ajustada durante os diversos anos de realização e adaptações

Mais informações: [email protected]

Curso de Imersão em DM1

Profissionais que já fizeram o Curso de Qualificação e/ou que atuam com foco no DM1, tinham interesse em se aprofundar nas técnicas e cuidados ao público mais jovem e nos avanços do tratamento.

Daí surgiu, em 2017, o Curso de Imersão em DM1 que ocorre durante a temporada de férias para crianças e jovens com diabetes no Acampamento NR e em parceria com a UNIFESP. São aulas teórico/práticas acrescida de convivência com a rotina das crianças e jovens do Acampamento.

Mais informações: [email protected]

Back To Top Pular para o conteúdo