Quem tem diabetes pode fazer exercícios físicos?
Sim, pessoas com diabetes podem fazer exercícios físicos, mas saiba por que alguns cuidados são importantes para que pessoas com diabetes exercitem-se com saúde e segurança.
As atividades físicas fazem bem à saúde, melhoram o astral e ainda ajudam para que possamos fazer novas amizades. Mas para quem tem diabetes, movimentar-se é ainda mais importante, pois ajuda a controlar o peso e a glicemia.
Porém, antes de calçar os tênis e sair por aí, veja quais são os cuidados que você deve ter para desfrutar esses momentos com mais prazer e benefícios para sua saúde:
- Converse com seu médico para a que ele libere a prática de exercícios.
- Escolha um tênis confortável e macio, de preferência com poucas costuras. Use meias – de preferência de algodão – para evitar bolhas e não deixe de conferir os seus pés após os exercícios, mesmo que não esteja sentindo nada.
- Beba água e faça alguns minutos de alongamento antes de começar qualquer exercício.
- Faça um lanche leve antes de sair e carregue com você algum suco com açúcar ou doce, caso tenha uma queda brusca da glicemia durante os exercícios.
- Leve sempre uma identificação, pois, caso tenha algum mal-estar, quem fizer o atendimento saberá que você tem diabetes e tomará as providências adequadas.
- Se você toma insulina, evite aplicá-la nas partes do corpo mais exigidas pelo exercício que estiver fazendo, evitando que seja absorvida mais rapidamente.
- Ao praticar exercícios, é fundamental conferir de perto a sua glicemia para evitar a ocorrência de hipoglicemia.
O diabetes pode reduzir a sensibilidade à dor, e isso poderá impedi-lo de perceber algum machucado nos pés, o que pode fazer até com que os machucados aumentem, o que não é bom para a saúde das pessoas com diabetes, devido à maior dificuldade de cicatrização. A diminuição da circulação de sangue retarda a cicatrização, deixando a pele vulnerável a infecções, que algumas vezes, podem ser bem sérias.