Alimentação para quem tem diabetes
Quais os alimentos que ajudam a baixar o diabetes? O importante é unir equilíbrio e prazer à mesa!
Com equilíbrio, criatividade e uma boa pitada de disciplina, você não precisa mudar a sua rotina, e nem abrir mão do convívio e encontros sociais da família e dos amigos.
Em primeiro lugar, aprenda a conhecer o funcionamento do seu corpo e a definir a alimentação que melhor se adapta ao seu paladar e estilo de vida.
E qual é a melhor dieta para quem tem diabetes?
Começa com um cardápio inteligente, onde há passe livre para os legumes e as verduras, pois eles ajudam a controlar o peso. Procure evitar também as frituras, dando preferência aos alimentos assados ou cozidos, e mantenha-se sempre de olhos atentos ao modo de preparo
Seja porta-bandeira da água fresca, mas não precisa abandonar os chás e sucos diluídos em água, sem açúcar ou com o adoçante de sua preferência.
Tem hora certa para tudo, mas tente diminuir o tamanho das principais refeições. Para compensar, faça pequenos lanches saudáveis a cada três horas.
E lembre-se: Nada de pular refeições ou, pior, acabar por compensar a fome na refeição seguinte.
É importante estar atento!
Às informações sobre ingredientes e tabela nutricional das embalagens de alimentos, estando atento às quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras e sal. Fique atento aos produtos lights: um alimento é considerado “Light” quando tiver redução de pelo menos 25% de determinado componente ou de calorias, ou seja, ser light não significa que um produto não contenha açúcar.
Já um alimento “diet”, indica que o mesmo não possui algum ingrediente na composição, como açúcar, sal ou gordura. Mas atenção, alguns alimentos podem conter altas quantidades de gordura, que farão você ganhar peso e aumentar o risco de desenvolver doenças associadas ao diabetes. Leia sempre o rótulo para verificar as quantidades dos alimentos.