Skip to content

Dia Nacional de Combate ao Colesterol 2023

8 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol – A data foi criada para conscientizar e prevenir o colesterol alto, que é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares. Segundo o Ministério da Saúde, quatro em cada 10 brasileiros possuem colesterol alto, sendo que as doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortalidade no Brasil, com 300 mil mortes anuais. Colesterol elevado não apresenta sintomas e merece atenção.

Para levar mais informações e testes preventivos à população, a ADJ Diabetes Brasil realiza, no próprio dia 8 de agosto, simultaneamente em São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, a campanha do Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Na capital paulista, a ação acontece na estação Palmeiras Barra Funda da CPTM das 9h às 16h. Em Serra, no Espírito Santo, ocorrerá no Shopping Mestre Álvaro e em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, será realizado no Shopping Total, em ambos das 10h às 22h.

Estaremos realizando gratuitamente os testes de colesterol total e glicemia, além de teste de colesterol fracionado para os casos em que haja alteração glicêmica, eventos cardiovasculares prévios ou quando já há uso de medicação para colesterol.

O colesterol é uma gordura que faz parte de estruturas das células de diversos órgãos como o coração, intestino, músculos, pele, nervos e cérebro, além de atuar na formação de alguns hormônios, vitaminas e até ácidos biliares, que auxiliam na digestão das gorduras na alimentação. Entretanto, quando em desequilíbrio, essa gordura – em especial o colesterol ruim (LDL) – torna-se fator de risco vascular, aumenta a incidência de derrame, infarto do miocárdio e pode até, em casos extremos, ocasionar morte súbita.

Há dois tipos principais de colesterol: o HDL, conhecido como “colesterol bom” e o LDL, conhecido como “colesterol ruim” e diretamente responsável por condições cardiovasculares graves. Quando elevado, o colesterol LDL pode causar eventos cardiovasculares como infarto e AVC. Prevenção é fundamental, e por isso, o controle do LDL deve ser feito durante toda a vida. Mas em pacientes que já tiveram infarto e/ou AVC, o ideal é que os níveis de LDL não passem de 50mg/dL. Isso pode evitar novos eventos cardiovasculares ou até mesmo o óbito.

 

Back To Top Pular para o conteúdo