skip to Main Content

ADJ Social – Associação Investe no Programa Parceiros

Através de uma pesquisa realizada pela sua área de Assistência Social a ADJ Diabetes Brasil identificou que muitas pessoas com diabetes e com maior vulnerabilidade social (transporte, saúde, local de moradia distante, autoestima baixa, isolamento familiar e outros) não chegam à associação, ficando sem a informação necessária para um bom convívio com o diabetes.
Isso não poderia ficar assim!
Então, a ADJ implantou o Programa Parceiros que consiste em levar conhecimento sobre diabetes nas áreas e locais onde estão estas pessoas de forma que possam usufruir de um melhor convívio com a sua patologia.
Para viabilizar o Programa Parceiros, a ADJ busca acessar estas pessoas através das organizações da assistência social e entidades outras da sociedade civil, movimentos sociais, igrejas, escolas e até mesmo as UBS´s, que são os espaços da sociedade, em diferentes bairros da cidade, onde se concentra um grande número de pessoas.
Diversas situações desastrosas são compartilhadas nos encontros com a assistência social e equipe profissional, geralmente causadas pela falta de informação. Famílias se desestruturam. Em alguns casos acolhem e em outro momento rejeitam a pessoa com diabetes. Escolas isolam o aluno com diabetes sem sequer entender diabetes. Os idosos são isolados de suas famílias e até maltratados porque a família não sabe o que fazer.

IMG-20171018-WA0018A primeira grande ação social do Programa Parceiros foi realizada no dia 27 de setembro em parceria com a Ong Restaura-me, uma organização que atende moradores de rua e albergados.No dia 17 de outubro foi iniciada outra ação do Programa Parceiros, desta vez na UBS Mantelli, em Pirituba com mulheres com diabetes que não saem de seu bairro por entenderem que não precisam de mais cuidados, mesmo estando em geral com as glicemias altas apesar de acompanhadas pela UBS. Neste caso a ADJ realizará 4 oficinas. E está agendando outra intervenção somente com idosos, ainda em 2017.

IMG-20171018-WA0015O Programa Parceiros tem como objetivo despertar nos atendidos o “cuidador de si mesmo” e o empoderamento do (a) cidadão(ã) através dos conhecimentos adquiridos podendo ter controle de sua saúde, evitando transtornos no seu cotidiano por não reconhecerem determinados sintomas como por exemplo grande irritabilidade ou possíveis desmaios.

É a ADJ levando suas atividades para onde as pessoas necessitam.

Back To Top Pular para o conteúdo