skip to Main Content

Young Leaders in Diabetes a Voz dos Jovens com Diabetes no Mundo

Por Lucas Xavier e Ronaldo Pineda

O programa de Young Leaders in Diabetes (YLD) da Federação Internacional de Diabetes (IDF) foi iniciado em 2011 com o objetivo de criar uma “voz” para jovens com diabetes em todo o mundo.

O programa oferece educação contínua para capacitá-los e ajudá-los a serem defensores eficientes para si mesmos e para outros que vivem com diabetes em todo o mundo. Utilizando uma metáfora, o programa de YLD é uma mina de diamantes para que lideranças globais em diabetes recebam capacitação para que se desenvolvam ainda mais.

Foto_1

Os principais objetivos do programa são: ser o principal precursor para melhorar a vida dos jovens que vivem com diabetes, conscientizar todas pessoas a respeito dos diversos tipos de diabetes por meio da sua voz poderosa, esclarecer que todos têm o direito à prevenção, educação e acesso a cuidados de qualidade e melhoria da qualidade de vida, podendo acabar com a discriminação e o estigma relacionados ao diabetes. Tudo isso só é possível com o apoio e fortalecimento da IDF e seus membros regionais para criar um movimento mundial de pessoas para a melhoria da situação do diabetes no mundo.

Em 2013, Ronaldo Pineda Wieselberg, da ADJ Diabetes Brasil, foi selecionado para representar o Brasil no Treinamento para YLD, em Melbourne, na Austrália. Ele foi representante do Brasil até 2015, ano em que em Vancouver, no Canadá, foi eleito pelos Jovens Líderes da Região SACA (América do Sul e Central) para fazer parte do Comitê Organizador como o Representante Eleito, auxiliando o chileno Franco Giraudo Abarca entre 2015 e 2017, para então assumir o cargo de Representante Regional no final de 2017, ocupando a posição até 2019. Durante esse período, o representantes – tanto o regional quanto o eleito – devem ter comunicação direta e eficaz com a IDF, tornando-os porta-vozes dos YLD da região.

Foto_2_2

Em 2017, Lucas Xavier de Oliveira, também da ADJ, foi selecionado para representar o Brasil no Treinamento para YLD, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, quando foi eleito pelos Jovens Líderes da Região SACA (América do Sul e Central) para fazer parte do Comitê Organizador como o Representative-elect, cargo anteriormente ocupado por Ronaldo.

Os trabalhos de representante envolvem o gerenciamento de projetos de âmbito regional, como trabalhos epidemiológicos, de levantamento de dados e informações sobre o perfil das pessoas com diabetes e da educação e diabetes. Outras responsabilidades envolvem a comunicação com o comitê regional da IDF para auxiliar em projetos caso haja necessidade e auxiliar outros participantes do programa em seus projetos individuais.

 

Back To Top Pular para o conteúdo