skip to Main Content

Você sabe o que é a obesidade?

4 de março é o Dia Mundial da Obesidade

Que tal entender melhor sobre este tema?

A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, quase sempre causado pela descompensação entre a ingestão alimentar e o gasto de energia correspondente. O excesso de alimento se acumula no corpo resultando no aumento do peso. A obesidade se tornou um problema de saúde pública, devido ao aumento rápido do número de pessoas obesas em todas as faixas etárias.

A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva. O equilíbrio entre a caloria ingerida e o gasto de energia durante o dia, é fundamental para manter o peso ideal. Vale destacar que quando há baixo gasto energético, há maior risco de aumento de peso. O sedentarismo é um fator importante que contribui para a obesidade, além de fatores biológicos, genéticos, ambientais, saúde mental e situação sócio econômica, que também podem interferir de forma direta na condição da obesidade.

Uma questão importante também é a influência dos fatores psicológicos, quando o estresse ou as frustrações desencadeiam crises de compulsão alimentar, o que pode promover a manutenção da obesidade.

Vale a pena ressaltar que pessoas com obesidade geralmente têm maior risco de desenvolver diabetes, pressão alta, problemas cardíacos, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias e até alguns tipos de câncer.

O diagnóstico de obesidade é feito através da avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal), que é calculado dividindo-se o peso da pessoa pela sua altura ao quadrado, onde IMC igual ou maior que 30Kg/m² indica obesidade. Também existem outras formas de constatar o excesso de peso que podem ser avaliados em conjunto com o cálculo do IMC, como o cálculo da porcentagem de gordura e a medida da circunferência abdominal.

​O tratamento da obesidade envolve adotar mudanças no estilo de vida com uma alimentação menos calórica, associada à prática de exercícios físicos. O uso de medicamentos também podem ser um coadjuvante no tratamento, de acordo com a indicação do médico. Há também a cirurgia bariátrica, indicada para pessoas que possuem IMC acima de 40 kg/m2 e pacientes com IMC maior que 35 kg/m2, e que apresentem doenças agravadas pela obesidade.

As mudanças de hábitos são necessárias, porém não são fáceis. É importante considerar que a alimentação saudável e a prática de atividade física também fazem parte do tratamento e são indispensáveis para a perda e manutenção do peso.

A equipe de saúde pode ajudar no diagnóstico da obesidade. O médico deverá ser consultado para avaliar a questão da obesidade e indicar o melhor tratamento.

Equipe de Educação da ADJ Diabetes Brasil

CALCULE SEU IMC

Powered by YAZIO
Back To Top Pular para o conteúdo