skip to Main Content

ADJ Alerta MS Sobre Ter Insumos e Medicamentos de Qualidade nas UBS´s e Farmácia Popular

A ADJ Diabetes Brasil alerta o Ministério da Saúde sobre a importância de disponibilizar às pessoas com diabetes medicamentos e insumos, que tenham a qualidade necessária para realização do tratamento, e destaca a relevância de que todos os laboratórios possam fornecer às UBS´s e ao Programa Farmácia Popular medicamentos e insumos para a população com diabetes, a fim de que não haja desabastecimento, cenário recorrente este ano. Sugere-se que aqueles que fornecem pontualmente os medicamentos e insumos nas UBS´s possam participar do fornecimento das farmácias populares.

A ADJ Diabetes Brasil que reúne mais de 30 Associações de pacientes com diabetes no Brasil, representando 76.939 pessoas com a condição, acrescido da Rede Nacional de Pessoas com Diabetes (RNPD), que integra mais 2000 pontos focais em mais de 1000 municípios do Brasil com diabetes no país, têm recebido reclamações frequentes de pessoas com diabetes, familiares e profissionais de saúde quanto à falta de insumos e de medicamentos fundamentais à vida e saúde dessas pessoas.

As associações têm buscado a mídia brasileira para que os governos municipais e estaduais possam se posicionar sobre as razões do ocorrido e fornecer uma previsão de entrega dos mesmos, haja vista que geralmente as instituições entram em contato com as Secretarias de Saúde e não recebem uma resposta sobre a previsão de reabastecimento dos medicamentos e insumos nas unidades dispensadoras.

Importante salientar que este controle glicêmico e medicamentoso é vital para quem tem diabetes e o não fornecimento é desastroso, uma vez que sem o controle de suas glicemias, as pessoas poderão ser internadas e poderão vir a óbito. Estes dados nos levam a refletir que haverá maior custo para o governo com as internações, superando as 72 mil hospitalizações, nos primeiros semestres dos anos de 2010 a 2012, e R$92 milhões de gastos com complicações de diabetes no ano de 2015, constatadas pelo Ministério da Saúde.

Mais de 16 milhões de brasileiros adultos, cerca de 8,1% da população nacional, têm diabetes e a doença leva à morte 72 mil pessoas por ano, representando 6% de todas as mortes no país.

Ressaltamos que a gravidade da epidemia do diabetes e as complicações dela originadas continuarão a crescer em escala geométrica se a população não tiver acesso aos medicamentos e insumos para conseguir controlar as taxas de açúcar no sangue.

Back To Top Pular para o conteúdo