Vamos conversar sobre os benefícios da perda de peso?
A obesidade é uma doença crônica que precisa ser diagnosticada e tratada.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 1 bilhão de pessoas em todo o mundo convive com a obesidade. Ela é fator de risco para o desenvolvimento de outras 192 doenças. Entre elas: diabetes, hipertensão arterial, câncer, asma, doenças ortopédicas e outras.
Além de uma alimentação adequada e prática de exercício físico existem medicamentos, orais e injetáveis, que podem auxiliar na perda e manutenção do peso. Vale lembrar que só devemos nos medicar de acordo com a prescrição médica. Em alguns caso, a cirurgia pode ser uma opção.
As causas da obesidade não são as mesmas em todas as pessoas, desta forma, o tratamento deve ser individualizado. Porém uma coisa é certa: a perda de peso, por menor que possa parecer, traz muitos benefícios à saúde.
OS BENEFÍCIOS COM A PERDA DE PESO
A perda de peso impacta diretamente no tratamento do diabetes, especialmente no caso do pré-diabetes e do diabetes tipo 2, melhorando os níveis de açúcar no sangue (glicemia).
Reduzir entre 1 e 5 % do peso
- Reduz a gordura no fígado
- Melhora a qualidade de vida
Reduzir entre 5 e 10 % do peso
- Melhora a incontinência urinária
- Reduz as dores nas articulações
- Reduz problemas de mobilidade com o avanço da idade
- Reduz risco de depressão
Reduzir a partir de 10 % do peso
- Reduz a chance de desenvolver doença no fígado
- Minimiza problemas no coração e sistema circulatório
Reduzir a partir de 15 % do peso
- Reduz a mortalidade
*Fonte: Guia de Obesidade para Comunicadores 2021 (Saúde não se pesa)
Mas como saber se você está acima do peso?
Diferente de outras condições crônicas como diabetes, hipertensão e doença celíaca, que tem um diagnóstico definido, com a obesidade é diferente. Raramente um médico irá lhe dar o diagnóstico de obesidade. Mas como saber se estou acima do peso ideal.
Comece fazendo algumas contas, como a do seu Índice de Massa Corporal, também conhecido como IMC.
O IMC é um cálculo que permite avaliar se o peso que é considerado ideal para a sua altura.
E lembre-se: O IMC é um parâmetro reconhecido para determinar níveis de sobrepeso e obesidade.

Faça o cálculo do seu Índice de Massa Corporal usando a calculadora abaixo:
Tendo qualquer dúvida, entre em contato com a gente e agende um horário.
Existe correlação entre obesidade e diabetes tipo 2?
Sim, mas a obesidade não é o único fator de risco para o desenvolvimento do pré-diabetes e do diabetes tipo 2. O colesterol elevado e a circunferência abdominal também devem ser avaliados frequentemente. Converse com o seu médico.
Faça as pazes com a balança, mantenha-se em movimento
Você pode não perceber, mas passa muitas horas por dia nas telas do smartphone, e deixa de curtir a vida, ao vivo, e de viver coisas tão divertidas ou interessantes quanto os posts dos amigos.
A atividade física é fundamental
Ficar parado no sofá vai cobrar de sua saúde um preço que você não vai topar pagar: e não estamos falando apenas dos quilos a mais, mas de aumentar as chances de desenvolver diabetes, de ter pressão alta e de aumentar o colesterol ruim.
Vamos lá! Chame a família, os amigos, os vizinhos, seus pets, ou vá curtir sua própria companhia fora de casa e ver a vida acontecer. Caminhar em parques, no bairro, ou andar de bike são algumas atividades que você pode fazer gratuitamente, mas se preferir, vá a academia, ao pilates, yoga, ou escolha a sua modalidade de exercício para praticar regularmente. Essas saídas de casa vão fazer toda a diferença na sua vida.
E lembre-se de que tanto na ida quanto na volta, prefira as escadas ao elevador, ou às escadas rolantes. Afinal qualquer oportunidade de se movimentar é uma ótima aliada a caminho de uma melhor qualidade de vida.

