A VIDA EM MOVIMENTO

A vida em movimento carlosoliveirareis via Visual Hunt

Atividade física faz bem à saúde, melhora o astral e ainda ajuda a fazer novas amizades. E para quem tem diabetes, movimentar-se é ainda mais importante, pois ajuda a controlar o peso e a glicemia.

Mas antes de calçar os tênis e sair por aí, veja quais são os cuidados que você deve ter para desfrutar esses momentos com mais prazer e benefícios para sua saúde:

Bolinha-Laranja  Converse com seu médico para a que ele libere a prática de exercícios.

Bolinha-Laranja  Escolha um tênis confortável e macio, de preferência com poucas costuras. Use meias – de preferência de algodão – para evitar bolhas e não deixe de conferir os seus pés após os exercícios, mesmo que não esteja sentindo nada.

Bolinha-Laranja  Beba água e faça alguns minutos de alongamento antes de começar qualquer exercício.

Bolinha-Laranja  Faça um lanche leve antes de sair e carregue com você algum suco com açúcar ou doce, caso tenha uma queda brusca da glicemia durante os exercícios.

Bolinha-Laranja  Leve sempre uma identificação, pois, caso tenha algum mal-estar, quem fizer o atendimento saberá que você tem diabetes e tomará as providências adequadas.

Bolinha-Laranja  Se você toma insulina, evite aplicá-la nas partes do corpo mais exigidas pelo exercício que estiver fazendo, evitando que seja absorvida mais rapidamente.

Icones_ADJ_2 Ao praticar exercícios, é fundamental conferir de perto a sua glicemia para evitar a ocorrência de hipoglicemia.

 

 pés_40x40   NA LUPA, SUA MAJESTADE, OS PÉS!

O diabetes pode reduzir a sensibilidade à dor e você pode não perceber algum machucado nos pés, que pode inclusive aumentar. A menor circulação de sangue também retarda a cicatrização, deixando a pele vulnerável a infecções, às vezes, bem sérias.

Confira abaixo os cuidados que os seus pés merecem:

Bolinha-Laranja  Examine os seus pés diariamente e fique atento a qualquer lesão, mesmo um simples arranhão. Lave-os com sabonete neutro e água morna. Enxugue bem, inclusive entre os dedos.

Bolinha-Laranja  O uso de um hidratante evita que a pele fique muito seca e se rompa, reduzindo as chances de infecções, mas tome cuidado para não usar hidratante entre os dedos dos pés.

Bolinha-LaranjaTênis 376x260  Em vez de cortá-las, prefira aparar as unhas dos pés com uma lixa. Busque ajuda de um profissional para procedimentos mais complexos e mantenha seus instrumentos sempre limpos, de preferência esterilizados.

Bolinha-Laranja  Use calçados confortáveis, evite sapatos abertos nos dedos ou no calcanhar. Procure não andar descalço, mesmo em casa.