Outros Tipos de Diabetes

DIABETES GESTACIONAL

Gravidez Gestacional

Também conhecido como diabetes gestacional, afeta cerca de 10% das mulheres durante a gravidez. Na maioria dos casos, os índices de açúcar voltam ao normal após o nascimento do bebê.

Bebês de mulheres que tiveram diabetes durante a gravidez costumam nascer com excesso de peso, o que aumenta as dificuldades no parto e exigem maior atenção aos bebês.

Se você apresenta ou apresentou alguma das condições abaixo…

1- Estava acima do peso antes de engravidar
2- Costuma ganhar muito peso durante a gestação
3- Já deu à luz a bebês com mais de 4 ou 5 quilos ou
4- Apresentou diabetes em gravidez anterior

…precisa fazer prevenção e ter acompanhamento do seu médico desde as primeiras semanas de gravidez.

 

dna-fingerprint-2-1163518-1919x135601 Flavio Takemoto Freeimages_Edit

DIABETES TIPO LADA

Menos conhecido, o diabetes tipo Lada (diabetes latente autoimune do adulto) atinge 2% da população e ocorre geralmente em adultos. Esse tipo de diabetes se caracteriza por uma agressão ao sistema imunológico que destrói as células Beta, responsáveis pela produção de insulina em nosso corpo.
Esse processo ocorre de maneira bem mais lenta que no diabetes tipo 1, o que permite controlar a glicemia com medicamentos orais por mais tempo.
Em comum com o diabetes tipo 2, o tratamento do Lada também tem início com medicamentos orais, mas a necessidade de passar para insulina pode ocorrer mais rapidamente do que no tipo 2. O perfil das pessoas que desenvolvem o diabetes tipo Lada também é diferente das que desenvolvem o tipo 2: são adultos jovens entre 25 e 40 anos, não apresentam sobrepeso nem hipertensão arterial.
Para confirmar o diagnóstico de diabetes tipo Lada, é necessário fazer um exame chamado anticorpos Anti-células Beta, Anti-GAD.

DIABETES MODY

O diabetes tipo MODY é considerado o único de origem genética, mas como gera sintomas semelhantes aos observados em outros tipos de diabetes, é geralmente tratado como se fosse diabetes tipo 1 ou tipo 2.O termo MODY vem da sigla em inglês  Maturity Onset Diabetes of the Young – ou, em tradução livre, diabetes juvenil de início tardio.
No diabetes MODY, a produção ou a eficiência da insulina no corpo é prejudicada em função de mutações genéticas, que são transmitidas de pais para os filhos. Se apenas um dos pais possuir essa mutação, há 50% de chances de o filho apresentar essa mutação ao nascer e 95% de desenvolver diabetes.
As pessoas que desenvolvem o diabetes tipo MODY apresentam normalmente o seguinte perfil: foram diagnosticados com menos de 25 anos de idade, um dos pais tem diabetes, há casos de diabetes na família há pelo menos duas gerações e não precisam necessariamente fazer uso de insulina. O sintoma mais característico é a hiperglicemia. Para confirmar o diagnóstico, é necessário fazer exames específicos, a pedido do médico.

Importante vc saber_2     IMPORTANTE VOCÊ SABER

O Atlas de Diabetes, publicado em 2015 pela International Diabetes Federation (IDF), alerta que 1 em cada 9 brasileiras apresentam diabetes gestacional. Fazer prevenção é fundamental para a sua saúde e a de seu bebê.


OUTROS TIPOS DE DIABETES

Outros tipos de diabetes, menos frequentes, são atribuídos ao uso de certas substâncias químicas ou medicamentos (como glicocorticoides), a doenças do pâncreas ou do sistema endócrino e a causas genéticas.

Lembre-seE lembre-se: Sempre peça ajuda de profissionais e não deixe de navegar pelo Viver Bem da ADJ, temos muitas dicas para você.