Diabetes Tipo 2

DIABETES TIPO 2

Teste 376x260

Nas pessoas com diabetes tipo 2, o pâncreas diminui a produção e/ou a capacidade de ação da insulina.

O diabetes tipo 2 pode ocorrer em qualquer idade, mas é geralmente diagnosticado após os 40 anos e, infelizmente, a cada dia cresce o número de adolescente e jovens com esse tipo de diabetes, principalmente em função do sobrepeso e estilo de vida.

Entre os principais fatores de risco para este tipo de diabetes estão: obesidade e sedentarismo, familiar próximo com diabetes, mulheres que deram à luz a bebês com mais de quatro quilos, hipertensão arterial, colesterol elevado ou alterações na taxa de triglicérides. A síndrome dos ovários policísticos, histórico de doença vascular e apneia do sono também podem estar na origem do diabetes tipo 2.

Atenção  O diabetes de tipo 2 é responsável por cerca de 90% dos casos de diabetes no mundo.

 Importante vc saber     IMPORTANTE VOCÊ SABER

O Atlas de Diabetes, publicado em 2017 pela International Diabetes Federation (IDF), estima que mais de 12,5 milhões de brasileiros entre 20 e 79 anos têm diabetes, com maior prevalência entre as mulheres.

image2


 

PRÉ-DIABETES

Sinal amarelo 168x260

O termo substitui algumas expressões como intolerância à glicose, resistência à insulina, etc, e identifica pessoas que apresentam um nível de glicemia em jejum entre 100 e 126 mg/dl.

Na maioria das vezes, o pré-diabetes não tem sintomas, mas digamos que seja um sinal amarelo para você começar a cuidar melhor de sua saúde e afastar os riscos de desenvolver diabetes no futuro.

Pesquisas mostram que pelo menos metade dos pacientes que tiveram diagnóstico de pré-diabetes vão desenvolver a doença. Não faça parte desta estatística. A hora de se cuidar é agora! Vamos nessa? Que tal começar planejando uma alimentação mais saudável e atividades físicas que combinem com a sua necessidade e estilo de vida?

Importante vc saber     IMPORTANTE VOCÊ SABER

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, por volta de 8% da população brasileira entre 30 e 69 anos encontra-se no estágio de pré-diabetes, ou seja, quase igual à porcentagem daqueles que já têm o diagnóstico de diabetes!