ADJ em Números

Em 2018, mais da metade dos atendimentos foi executada pelas equipes internas da ADJ Diabetes Brasil. Individuais e em grupo, essas atividades têm por objetivo promover o autocuidado, a adesão ao tratamento e a prevenção das complicações do diabetes. Além disso, nossa associação desenvolve e apoia campanhas de estímulo ao diagnóstico precoce do diabetes tipo 2.

Outra área prioritária de atuação da ADJ é a educação e capacitação de profissionais de saúde, por meio de programas desenvolvidos em parceria com entidades científicas reconhecidas no cuidado do paciente com diabetes.


 

Ícone de atendimentos Individuais

Atendimentos Individuais

 

Uma ampla gama de serviços profissionais é disponibilizada aos associados da ADJ Brasil: orientação para atividade física e nutrição, odontologia preventiva, psicologia, testes de glicemia, cuidados com os pés e enfermagem, além de apoio jurídico.

Ícone de atendimentos em grupoAtividades em Grupo

 

Com abordagens adaptadas à faixa etária, o objetivo é compartilhar informações essenciais ao controle da glicemia e a qualidade de vida de quem tem diabetes.

O envolvimento de pais e dos próprios jovens tem se mostrado fundamental na adesão e disseminação de hábitos saudáveis, na prevenção do diabetes e na plena inserção social.

Oficinas de nutrição preventiva e contagem de carboidratos, cafés com o Doutor e palestras educativas estão entre as principais atividades, realizadas em um ambiente de interação e troca de experiências.

GRUPO DE PAIS E CRIANÇAS editado

Festas temáticas

Ao longo dos anos, várias iniciativas se tornaram uma oportunidade de convívio e apoio mútuo da comunidade ADJ Brasil. Além de trocar experiências e dicas, esses encontros celebram a mobilização de quem aprendeu que o diabetes não deve impedir ninguém de viver a vida em toda a sua plenitude.

Icone-Treinamentos    Treinamentos

Sempre em parceria com sociedades médicas, federações de diabetes e especialistas, a ADJ promove ou apoia treinamentos de voluntários e profissionais de saúde para responder às demandas de atendimento do paciente com diabetes.

PROGRAMA EDUCANDO EDUCADORES

Pessoas posando para foto em frente ao banner da 1ª oficina de trabalho sobre Educação em DiabetesEntre as mais tradicionais iniciativas dirigidas a profissionais de saúde, está o Programa Educando Educadores, realizado em parceria com a International Diabetes Federation e a Sociedade Brasileira de Diabetes, entre outros parceiros.

Logo Projeto Educando EducadoresDesde 2008, já foram realizadas 31 edições, com a participação de 1.407 profissionais de 26 estados brasileiros.

Dia Mundial do Diabetes 2018

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, oferece uma programação já bem conhecida na cidade de São Paulo, levando informação e orientação sobre o diabetes a pontos estratégicos e de grande circulação da capital paulista.

Na agenda, está incluído o exame de fundo de olho, exame essencial para detectar precocemente a retinopatia diabética, que pode levar à perda da visão.

Icone-Saiba-Mais  Saiba mais: Dia Mundial do Diabetes.

Pessoas reunidas em um evento da ADJ.

 

Acampamento ADJ-UNIFESP 2018

O acampamento ADJ-Unifesp, em parceria com a NR – Nosso Recanto, é a mais tradicional atividade de grupo realizada pela entidade. Há quase quatro décadas, cerca de 80 jovens – entre 9 e 14 anos, com diabetes tipo 1 – se reúnem anualmente em Sapucaí-Mirim, em Minas Gerais, para aprender a controlar e viver melhor com o diabetes.

Nesse encontro, participam cerca de 80 voluntários: médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, dentistas, jovens líderes e monitores de recreação do acampamento NR.

Desde 1980, já foram beneficiados 2.500 jovens de vários estados do Brasil.

Acampamento-01-Cortada