Projeto educando educadores

Compromisso Com A Educação

A 1ª Oficina Latino Americana sobre Educação em Saúde para o Diabetes aconteceu no Distrito Federal (DF), em 2007, organizada pela ADJ, com o apoio do Ministério da Saúde, reuniu educadores de todo o Brasil e da América Latina com o objetivo discutir estratégias para a implantação de Programas Educativos em Diabetes previstos na Lei Federal 11.347.

Este encontro selou uma parceria inédita entre a ADJ (associação de pacientes e familiares) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (sociedade científica), com o apoio da Federação Internacional de Diabetes – IDF-SACA (regional latino americana), à qual ambas são filiadas, dando origem a um programa de educação em diabetes para profissionais de saúde, reconhecido em todo o País por sua abrangência eProjeto E qualidade: o  Projeto EDUCANDO EDUCADORES – 1ª Edição do Curso de Qualificação de Profissionais de Saúde em Educação em Diabetes – construído por profissionais das três entidades acima e lançado em julho de 2008.

As primeiras edições ocorreram com a presença de representantes das 3 Instituições e foram adaptados conforme avaliações da equipe com relação à adequação e envolvimento de profissionais das diferentes regiões e estados brasileiros, e alunos provenientes dos diversos estados e países da América Latina.

Lembre-se_Verde  Nossos cursos e palestras para profissionais

 

INTEGRANDO ESFORÇOS

O Projeto EDUCANDO EDUCADORES realizou, até 2021, quarenta edições, desenvolvendo ações integradas com foco em equipes de saúde das redes pública e privada. Nesse período, foram capacitados 1.903 profissionais de saúde, de 26 estados do Brasil e também da América Latina.
A equipe responsável pela execução do Curso, formada por profissionais ADJ e SBD, recebeu acompanhamento e treinamento de educadores da IDF- SACA, que supervisionaram a adaptação do curso no Brasil e acompanharam a execução das atividades nas quatro primeiras edições.

Os primeiros anos do Curso de Qualificação teve apoio de empresas com recursos financeiros, espaços para a realização da programação, mudanças passaram a ocorrer com a necessidade de continuidade de maior número de edições previstas, a partir de solicitações de vários estados brasileiros. As inscrições que inicialmente eram gratuitas passaram a ter taxa de inscrição e cada vez mais alunos buscam até hoje o Curso como principal atividade do Projeto EE.

Atualmente, o curso conta com uma equipe multiprofissional de trinta docentes da ADJ e SBD, todos certificados pela IDF-SACA, muitos deles formados no próprio programa.

O curso tem duração de 40 horas e os participantes recebem certificado emitido pela ADJ – SBD – IDF/RELAD.

Programação Básica do Curso de Qualificação

Bolinha-Verde  Casos clínicos (DM1, DM2 e Diabetes Gestacional)

Bolinha-Verde  Educação em diabetes, processos de ensino e aprendizagem

Bolinha-Verde  Elaboração e implantação de projeto educativo em diabetes

Bolinha-Verde  Educação social e direitos das pessoas com diabetes

Bolinha-Verde  Aspectos emocionais e comportamentais

Bolinha-Verde  Oficinas práticas

Educando Educadores - São Camilo_v1


 

Disseminando conhecimento

Desde o seu lançamento, os participantes do Programa Educando Educadores produziram em torno de 1.026 projetos de educação, sendo em torno de 50% deste com público-alvo de pessoas com diabetes, 30% para profissionais de saúde, e demais para associações de diabetes, para professores e dirigentes de escolas, familiares de pessoas com diabetes, comunidade em geral, Agentes Comunitários, gestantes com diabetes e secretarias municipais de saúde.

Reconhecimento

Em 2016, o Projeto Educando Educadores recebeu o
Prêmio de 2º lugar como melhor Projeto de Educação em Diabetes da América Latina, promovido pela Associação Latino Americana de Diabetes (ALAD) e laboratório Becton Dickinson (BD).