A opinião de todo cidadão é muito fundamental. No caso da saúde, por exemplo, uma…
Dia Mundial do Coração 2024 – Campanha com testes gratuitos 27/9 – CPTM Tatuapé
ADJ realizará ação pelo Dia Mundial do Coração com testes de saúde gratuitos na Estação Tatuapé da CPTM
Em 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração e, com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos das doenças cardiovasculares, a ADJ Diabetes Brasil realizará, no dia 27, das 9h às 18h, uma ação especial de saúde na Estação Tatuapé da CPTM, em São Paulo. Serão realizados exames gratuitos e orientações com profissionais.
Quem passar pela estação poderá realizar teste de colesterol total e frações, pressão arterial e glicemia. Por fim, haverá um espaço para tirar dúvidas e entender os resultados com a orientação de profissionais de saúde.
Estão previstos 700 testes para a ação, que a associação reforça ter um caráter de conscientização. O objetivo é fazer um pré-rastreamento, pois, dependendo de cada caso, também é preciso avaliar outros elementos para um diagnóstico fechado. “A prevenção das complicações relacionadas às doenças cardiovasculares passa, necessariamente, pela mudança de hábitos, mas nem todos sabem disso. E, então, nós ajudamos a população a dar o primeiro passo. A informação e a identificação de alterações de forma precoce são fundamentais para a disseminação deste tema negligenciado na sociedade”, afirma o médico endocrinologista e presidente da ADJ Diabetes Brasil, Dr. Ronaldo José Pineda Wieselberg.
A presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Maria Cristina Izar, lembra que “uma pesquisa da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo constatou que 34% dos entrevistados desconhecem que o diabetes é fator de risco que pode aumentar as doenças do coração e 45% não sabem identificar os sintomas da doença”. A pesquisa tabulada neste ano foi realizada em cidades do interior de São Paulo e na Capital com 2.764 pessoas, sendo 58% mulheres e 41% homens.
Números e cenário das doenças cardiovasculares no Brasil
Dados do Ministério da Saúde, divulgados em 2023, mostram que as doenças do coração são responsáveis por 30% dos óbitos no Brasil, o que corresponde a 400 mil mortes por ano. Atualmente, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma enfermidade cardiovascular no país.
Outra pesquisa, realizada pela Federação Internacional do Diabetes, revela que até 80% dos pacientes com diabetes tipo 2 morrem por causas relacionadas a doenças cardiovasculares, isso porque o coração da pessoa com diabetes não controlado eleva a glicemia, provocando a formação de radicais livres que podem facilitar o surgimento das placas de gordura no interior das paredes das artérias (vasos sanguíneos que transportam o sangue do coração para os tecidos do corpo, fornecendo oxigênio e nutrientes para as células).
Além do diabetes, existem outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares, alguns dos principais são: tabagismo, hipertensão arterial, histórico familiar (genética), sedentarismo, obesidade/síndrome metabólica, estresse e depressão.
“Os fatores de risco, para as doenças cardiovasculares, são, em sua maioria, silenciosos. Para quem tem pressão alta ou alterações bruscas no colesterol, por exemplo, não irá ficar claro que podem ter também uma doença cardiovascular e, ao mesmo tempo, hábitos de rotina também podem levar a essas enfermidades. Ações como a do Dia Mundial do Coração, facilitam o trabalho de nós, médicos, porque alertam sobre prevenção, trazem informações objetivas para o público e ensinam o que fazer no caso de surgimento de algum sintoma diferente”, finaliza Lídia Moura, cardiologista e Presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DEIC-SBC).
A campanha, realizada pelo oitavo ano pela ADJ, tem o patrocínio da Novo Nordisk e Daiichi Sankyo Brasil, além do apoio da MedLevensohn e apoio institucional do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DEIC-SBC), Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e CPTM.