skip to Main Content

Bem Estar Emocional e Quarentena

Por Rosana Manchon, psicóloga

O sentimento de bem estar está relacionado a manutenção do equilíbrio biopsicossocial.
Mesmo estando em situação de isolamento em nossos lares, somos capazes de criar condições, através de estratégias adaptativas, flexíveis e criativas, na busca do equilíbrio e sentimento de bem estar.
É fundamental que consigamos manter uma rotina diária, bem estruturada e prazerosa, que envolvam momentos de cuidar do corpo, da mente, da produção profissional e ainda ter lazer.
Cuidar do corpo através de uma alimentação equilibrada, beber água, ter horas de sono que contemplem o descanso e a prática de alguma atividade física, proporcionam a saúde física e mental, elevam a auto estima e sensação de assertividade.
Pensamentos positivos, gratidão, fé, meditação, bom humor, solidariedade e fixação no momento presente, evitando preocupação com aspectos futuros, dos quais não temos o menor controle, também influenciam muito nosso estado emocional.
Momentos de lazer como leitura de bons livros, desenhar e pintar, aprender um novo idioma, realização de trabalhos manuais, cozinhar, ver filmes/séries, participar de grupos com amigos e familiares online, podem ser atividades de grande valor em um momento como esse. Felizmente, hoje em dia, a tecnologia nos permite estarmos cada vez mais próximos das pessoas, mesmo que fisicamente distantes, reunindo amigos e familiares online, propiciando sentimentos de pertencimento, alegria e amor. Sites especializados nos permitem realizar inúmeras atividades coordenadas por profissionais que também preenchem nossos dias de forma produtiva e saudável.
O importante é estarmos abertos a novas experiências, as mudanças, ao aprendizado de novas formas de viver e sermos felizes!
Fazendo nossa parte sairemos deste momento mais fortalecidos.

Back To Top Pular para o conteúdo