ADJ Diabetes Brasil participa da 13ª edição do Fórum da Alianza Latina

Com a participação de 100 integrantes de 75 organizações de associações de pacientes de mais de 15 países, entre os dias 2 e 7 de novembro, a ADJ participou do 13º Fórum da Alianza Latina como parte do Festival de Inovação e Impacto Social – FIIS, em parceria com o Grupo Folha de Empreendedores Sociais e Turma do Bem, que ocorreu em Poços de Caldas, interior de Minas Gerais.

Os objetivos do evento foram: contribuir com o fortalecimento e profissionalização das associações membros da América Latina, e fomentar, de forma contínua a colaboração e criação de alianças estratégicas para que seja possível avançar junto na luta em defesa das pessoas das diversas patologias, que o grupo atende.

Entre as temáticas abordadas foram: Alianças Estratégicas, Captação de Recursos, Ações de Advocacy, Uso de Dados e, Estratégias de Planejamento e Gestão de Projetos por 20 especialistas, entre outros.

Na área de diabetes, duas associações brasileiras: ADJ Diabetes Brasil e Associação de Diabetes e Hipertensão de Vitória da Conquista e o Grupo de Diabetes do município de Teófilo Otoni estavam presentes.

Segundo Aline Mendes Vieira Gestora da Alfam e Vice Presidente da Associação de Diabetes e Hipertensão de Vitória da Conquista “O evento foi muito importante tanto como apoio para as associações existentes como para as que estão iniciando, mostrando casos de sucessos e formas de profissionalização das ações. As expectativas foram superadas no que diz respeito ao fortalecimento da rede e as parcerias realizadas.”.

“O evento foi de grande importância, uma vez que, os assuntos abordados vieram de encontro com a minha atuação como Agente Comunitário de Saúde, de forma que pude colocar em prática o aprendizado e os conhecimentos adquiridos. É satisfatório o quanto se pode aprender e evoluir não somente como profissional, mas também como ser humano, principalmente quando se tem a missão de cuidar do próximo. Como tudo que se aprende deve ser compartilhado, transmiti para minha equipe meu aprendizado, e assim como eu, todos compreenderam a importância da formação da APD-TO (Associação de Pessoas Diabetes de Teófilo Otoni) na nossa comunidade”, expõe Creude Mendes de Souza, representante do Grupo de Teófilo Otoni.

“Esta iniciativa nos trouxe uma oportunidade de compartilhar o conhecimento com os demais membros e traçarmos estratégias que melhorar o acesso ao tratamento adequado em nossos países”, relata Vanessa Pirolo, coordenadora de advocacy da ADJ Diabetes Brasil.

A iniciativa foi direcionada para executivos, gestores da iniciativa privada, captadores de recursos, investidores agentes públicos, comunicadores, estudantes, artistas e inspiradores. Todos unidos por uma causa, para debater ideias transformadoras em rede, apresentar negócios disruptivos, promover mudanças sistêmicas, gerar resultados inspiradores e causar impacto positivo na sociedade.

Legenda:

Da esquerda para direita: Aline Mendes Vieira, Gestora da Alfam e Vice-Presidente da Associação de Diabetes e Hipertensão de Vitória da Conquista, Alda Santos, representante da Associação dos Amigos da Oncologia, Creude Mendes de Souza, representante do Grupo de Teófilo Otoni e Nilma Rodrigues de Oliveira, representante da Associação Nacional dos Grupos de Pacientes Reumáticos

Vanessa Pirolo, coordenadora de Advocacy da ADJ Diabetes Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *