skip to Main Content

ADJ Diabetes Brasil participa da 13ª edição do Fórum da Alianza Latina

Com a participação de 100 integrantes de 75 organizações de associações de pacientes de mais de 15 países, entre os dias 2 e 7 de novembro, a ADJ participou do 13º Fórum da Alianza Latina como parte do Festival de Inovação e Impacto Social – FIIS, em parceria com o Grupo Folha de Empreendedores Sociais e Turma do Bem, que ocorreu em Poços de Caldas, interior de Minas Gerais.

Os objetivos do evento foram: contribuir com o fortalecimento e profissionalização das associações membros da América Latina, e fomentar, de forma contínua a colaboração e criação de alianças estratégicas para que seja possível avançar junto na luta em defesa das pessoas das diversas patologias, que o grupo atende.

Entre as temáticas abordadas foram: Alianças Estratégicas, Captação de Recursos, Ações de Advocacy, Uso de Dados e, Estratégias de Planejamento e Gestão de Projetos por 20 especialistas, entre outros.

Na área de diabetes, duas associações brasileiras: ADJ Diabetes Brasil e Associação de Diabetes e Hipertensão de Vitória da Conquista e o Grupo de Diabetes do município de Teófilo Otoni estavam presentes.

Segundo Aline Mendes Vieira Gestora da Alfam e Vice Presidente da Associação de Diabetes e Hipertensão de Vitória da Conquista “O evento foi muito importante tanto como apoio para as associações existentes como para as que estão iniciando, mostrando casos de sucessos e formas de profissionalização das ações. As expectativas foram superadas no que diz respeito ao fortalecimento da rede e as parcerias realizadas.”.

“O evento foi de grande importância, uma vez que, os assuntos abordados vieram de encontro com a minha atuação como Agente Comunitário de Saúde, de forma que pude colocar em prática o aprendizado e os conhecimentos adquiridos. É satisfatório o quanto se pode aprender e evoluir não somente como profissional, mas também como ser humano, principalmente quando se tem a missão de cuidar do próximo. Como tudo que se aprende deve ser compartilhado, transmiti para minha equipe meu aprendizado, e assim como eu, todos compreenderam a importância da formação da APD-TO (Associação de Pessoas Diabetes de Teófilo Otoni) na nossa comunidade”, expõe Creude Mendes de Souza, representante do Grupo de Teófilo Otoni.

“Esta iniciativa nos trouxe uma oportunidade de compartilhar o conhecimento com os demais membros e traçarmos estratégias que melhorar o acesso ao tratamento adequado em nossos países”, relata Vanessa Pirolo, coordenadora de advocacy da ADJ Diabetes Brasil.

A iniciativa foi direcionada para executivos, gestores da iniciativa privada, captadores de recursos, investidores agentes públicos, comunicadores, estudantes, artistas e inspiradores. Todos unidos por uma causa, para debater ideias transformadoras em rede, apresentar negócios disruptivos, promover mudanças sistêmicas, gerar resultados inspiradores e causar impacto positivo na sociedade.

Legenda:

Da esquerda para direita: Aline Mendes Vieira, Gestora da Alfam e Vice-Presidente da Associação de Diabetes e Hipertensão de Vitória da Conquista, Alda Santos, representante da Associação dos Amigos da Oncologia, Creude Mendes de Souza, representante do Grupo de Teófilo Otoni e Nilma Rodrigues de Oliveira, representante da Associação Nacional dos Grupos de Pacientes Reumáticos

Vanessa Pirolo, coordenadora de Advocacy da ADJ Diabetes Brasil

Back To Top Pular para o conteúdo